A NOSSA HISTÓRIA

A OFICINA DA FLOR - Forminhas & Lembranças® é uma marca portuguesa dedicada à criação artística, produção artesanal e comercialização de formas decorativas para doces em formato de flores (em papel, tela e tecido), assim como lembranças e acessórios que complementem e ornamentem mesas de casamento, de batizado, de primeira comunhão, bodas de ouro e prata, festas de noivado, de aniversário ou de empresa, chás de bebé (baby shower), recepções, cocktails, lançamentos, inaugurações, exposições ou tantos outros momentos especiais...

A marca surgiu oficialmente em 2017 como resposta à crescente procura e ao desejo em (re)criar eventos temáticos, diferentes, personalizados e únicos, fornecendo aos noivos e event planners o material necessário para comporem mesas de doces (sweet tables) e/ou adicionarem detalhes criativos ao seu gosto e medida. Em 2018 abrimos em Portugal a primeira e única loja especializada em formas decorativas para doces com produção 100% nacional e lançámo-nos no mercado de revenda em estabelecimentos comerciais. .

Desde o seu início as nossas forminhas já floriram mais de 500 eventos em Portugal, Espanha, Brasil, Angola, França, Itália, Suíça, Inglaterra, Alemanha e Irlanda.

Tendo como inspiração o conceito das históricas mesas de aparato (habitualmente dispostas em locais de destaque nas casas nobres e que tinham como função ostentar as peças mais valiosas e representativas do nome, do poder e da riqueza de cada família na sociedade), também na atualidade os casamentos com as suas mesas de doces pretendem recriar e refletir o modo de estar na vida, o gosto e os ideais dos noivos, quer através da eleição das cores, das flores, dos materiais, da decoração, da arte gráfica, da escolha dos doces e do estilo do bolo de casamento, ao concentrarem num mesmo espaço todos os elementos que melhor definem a personalidade do casal e a forma como querem ser vistos e apreciados pelos seus convidados.

Apostando no conceito brasileiro das "Mesas de doces" com as singulares forminhas que envolvem e enobrecem a mais diversificada doçaria fina e que marcam presença em qualquer evento, a OFICINA DA FLOR destaca-se no mercado português ao apresentar um leque variado de soluções personalizadas e exclusivas, em que peças e produtos podem ser coordenados de acordo com qualquer temática, tonalidade ou ambiente: as forminhas em flor que são perfeitas para colocar doces ou servir como argolas de guardanapo, estão disponíveis numa grande variedade de modelos e de cores e podem ser produzidas em papel, tecido e tela; as lembranças ou presentes para os convidados; os acessórios para a cerimónia ou que complementem a decoração, nomeadamente almofadas de aliança tradicionais ou alternativas, marcadores para pratos, cones para arroz e/ou pétalas, embalagens para bem casados, aplicações e flores decorativas.

Entre os serviços exclusivos da OFICINA DA FLOR, destacamos:

– Uma coleção exclusiva de forminhas de papel, com produção portuguesa e artesanal com quatro modelos disponíveis e um catálogo que ultrapassa a centena de cores;

– Um serviço exclusivo de produção de forminhas com tecidos e papéis personalizados por encomenda (tendo como base o convite, o save the date, logo/monograma ou elementos decorativos presentes no local do evento);

 

– Um conceito ecológico de forminhas com sementes de flores da flora nativa de Portugal, com a criação de um kit de cultivo/lembrança com forminhas plantáveis após a sua utilização que geram flores vivas.

 

– Uma coleção de forminhas em tecido inspiradas na cultura e artes decorativas portuguesas: lenço dos namorados, cortiça, azulejos, frescos do Palácio de Seteais, renda, croché.

Um novo conceito de forminhas translúcidas para serem utilizadas sobre uma mesa de luz e cones com LED com um vasto espectro de cor. Nova forma de utilização decorativa que permite que a mesma forminha adquira tonalidades distintas e, ao mesmo tempo, consiga criar diferentes ambiências de acordo com o tema do evento.

- Uma colecção de caixetas florais.

- Sweet flower boxes – arranjos de flores e/ou forminhas intercalados com flores secas e folhagens preservadas e bombons.

- Novo projecto de flores e bouquets de noiva.

No seu conjunto, pretendemos trazer até si peças originais, exclusivas, personalizadas e confeccionadas à mão (ou com acabamentos manuais), que recriem numa atmosfera única, sofisticada e efémera, a essência e a organicidade da natureza e que confiram ao seu evento ou celebração, um toque especial, pessoal e distintivo.

Exclusividade, criatividade e cuidado em cada detalhe. Confecionamos cada peça à mão, utilizando materiais de qualidade, seguindo o estilo, decoração e/ou cor do evento, sempre ao gosto do cliente e com acabamentos de qualidade.

QUEM ESTÁ POR DETRÁS

DA MARCA

Eu sou a Sara Andrade, a criadora, gestora e designer da primeira marca portuguesa de formas decorativas para doces, a Oficina da Flor – Forminhas & Lembranças, com loja física localizada no Prior Velho.

Sou licenciada em Design de Interiores e Artes Decorativas Portuguesas e doutorada em História da Arte, apaixonada pelo cake design e organização de eventos.

Cedo descobri a paixão pelas artes e a investigação. Trabalhei vários anos no Inventário do Património Arquitetónico Português, fui bolseira de Doutoramento e professora universitária (na área do inventário em artes decorativas portuguesas) e, durante esse período, para suprir a minha veia criativa e artística entrei na área do cake design (que na altura chegara recentemente a Portugal) e fiz vários cursos e workshops que coloquei em prática nas festas da minha filha.

Desde o seu primeiro aniversário em 2006 fui sempre eu a organizar todas as suas festas e também desde cedo pude constatar as grandes falhas existentes nesta área em Portugal.

Foi também a organizar as festas de aniversário da minha filha, que no seu 6º aniversário, em 2011, descobri as forminhas para doces; enquanto pesquisava para o tema da festa que eram as flores na altura deparei-me com um site brasileiro com a imagem de uma mesa florida. E foi então que me apercebi que não se tratavam apenas de flores decorativas, mas que tinham uma função específica, a de servir de base a docinhos. Achei a ideia tão original e com tanto potencial que, de imediato, soube que tinha de trazer o conceito para Portugal. No entanto na altura ainda estava a estudar e tive de esperar até 2015, ano em que prestei as provas públicas de Doutoramento, para lançar a marca e dedicar-me a 100% ao novo projeto. 

 

O nome da marca, Oficina da Flor, surgiu naturalmente. OFICINA por ser o espaço onde o artífice cria artesanalmente peças exclusivas. FLOR porque a essência das nossas peças são as forminhas para doces em forma de flores.

 

No fundo, a marca OFICINA DA FLOR é o resultado do meu percurso de vida pessoal, profissional e académico. Estudei design de interiores, artes decorativas portuguesas e história da arte. Fiz vários cursos e workshops de cake design e, na Oficina da Flor, consegui encontrar o equilíbrio perfeito entre a arte criativa, o trabalho artesanal, as artes portuguesas e a doçaria.

layout_set_logo.png

OFICINA DA FLOR © 2021