O PROJECTO DAS SEMENTES

Assentando no propósito: “PLANTE UMA FORMINHA EM FLOR E DA FLOR DE PAPEL NASCERÁ UMA VERDADEIRA FLOR!”, o conceito das forminhas em flor com sementes que germinam flores, assume-se como um projecto voltado para a sustentabilidade e a preocupação ambiental e ecológica, no qual forminhas feitas em papel artesanal e reciclável recebem sementes de flores da flora nativa de Portugal. Estas são colocadas na sua base durante o processo de montagem permitindo que, após a sua utilização, as mesmas possam ser plantadas, gerando flores vivas.

Com o apoio de

Introduzido e apresentado ao público em Portugal no início de Janeiro de 2017, a apresentação do Projecto das Sementes foi realizada durante a ExpoNoivos® Lisboa 2017 onde foi distribuído aos clientes da Oficina da Flor um kit que simula todo o ciclo de uso da forminha, desde a sua utilização decorativa e consumo do docinho, à sua reciclagem, cultivo e germinação. Este kit é constituído pela forminha com as sementes e um docinho e pelos acessórios essenciais ao cultivo: um vasinho de turfa e 4 discos de côco expansíveis.

Acreditando no desenvolvimento sustentável e procurando conciliar a conservação da natureza e o crescimento social e económico, a Oficina da Flor pretende contribuir, através da comercialização de forminhas com sementes, para a construção de uma sociedade mais justa e consciente das suas responsabilidades ambientais e sociais.

 

Para dar vida a esta visão e fazer crescer esta ideia, a Oficina da Flor associou-se à Sementes de Portugal®, um projecto nacional que tem como objectivo disponibilizar as sementes das espécies mais emblemáticas da nossa flora e com isso contribuir de forma construtiva para a promoção, a valorização e a germinação da flora autóctone e espontânea de Portugal. As sementes comercializadas pela Sementes de Portugal® são provenientes de populações silvestres ou de plantas-mãe e têm garantia de origem e qualidade germinativa.

Para o efeito, selecionámos uma variedade de plantas com um tempo de germinação curto, cerca de 1 a 2 semanas, entre espécies de flores comestíveis e plantas aromáticas, medicinais ou comestíveis.

 

O processo de cultivo é muito simples, basta levantar ligeiramente a folhagem verde (sépala) da forminha deixando a descoberto as sementes, mergulhar delicadamente a forminha num recipiente com água até humedecer o papel e soltar as sementes, e plantá-la num vaso com terra humedecida. Em cerca de 1 a 2 semanas, consoante as espécies, e tendo o cuidado de manter um ambiente controlado – temperaturas entre os 15ºC a 20ºC, sem luz direta e humidade q.b. –, as sementes começam a germinar.

 

Apesar de cada forminha conter entre 4 a 6 sementes de espécies variadas e de todas as sementes disponibilizadas pertencerem a lotes cuja germinação foi previamente testada é possível que, por razões fora do nosso controlo, os resultados alcançados não sejam satisfatórios. Por esta razão, ressalvamos que não conseguimos garantir a 100% a sua germinação.

Devido à grande aceitação e aos pedidos sucessivos para comercializarmos de imediato o KIT DE CULTIVO | FORMINHAS EM FLOR COM SEMENTES, decidimos avançar numa primeira fase com a comercialização de embalagens idênticas às apresentadas na feira. Para breve e numa segunda fase será divulgada uma nova embalagem, cujo projecto de design e de concepção já está em curso.

 

Mais informações sobre dicas de cultivo em www.sementesdeportugal.pt

layout_set_logo.png

OFICINA DA FLOR © 2015-2019